GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA


Internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador, avalie as afirmações a seguir.

  1. Eles podem, por meio da web, facilmente intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas.
  2. Eles conseguem compartilhar um banco de dados comum, que facilita o rastreamento e a expedição.
  3. Eles obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes.

 

É correto o que se afirma em:


3, apenas


1 e 3, apenas


2, apenas


1, apenas


1, 2 e 3

A escolha de um modal de transporte depende de uma variedade de características dos serviços que são fundamentais, como tarifas de fretes, confiabilidade, tempo em trânsito, perdas, danos, processamento das respectivas reclamações, rastreabilidade, considerações de mercado do embarcador e considerações relativas aos transportadores, que afetam significativamente os custos dos serviços.

                 BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 188.

 

Considerando o contexto mencionado acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Quando se escolhem serviços de menor agilidade e confiabilidade, mais estoques aparecerão no canal de distribuição.

PORQUE

II. A rapidez e a confiabilidade afetam os níveis de estoques do embarcador e do comprador (estoque de pedido e estoque de segurança), tanto quanto o
nível dos estoques em trânsito entre as sedes do embarcador e do comprador.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A logística reversa pode ser conceituada como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2018 (adaptado).

Considerando o conceito de logística reversa e suas contribuições para os planos econômico e ambiental, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As empresas, ao diminuírem os efeitos negativos que seus produtos ou atividades causam ao meio ambiente para atenderem à legislação ambiental, visam transmitir ao público uma imagem institucional de preocupação com o meio ambiente.

PORQUE

II. Na legislação ambiental se prevê, cada vez mais, que as empresas sejam responsáveis pelo produto do início ao fim de seu ciclo, e que atuem após a entrega desse produto ao destino final.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa


As asserções I e II são proposições falsas


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

“São as atividades que compõem a operação logística, devem ser estruturadas de modo a se atingir um determinado nível de serviço ao cliente, ao menor custo total possível”.

A expressão acima refere-se a qual contexto?


Sistemas da Cadeia Logística


Logística inversa


Obstáculos à integração logística


Logística reversa


Manufaturas

Normalmente, o transporte é o elemento que mais impacta nos custos logísticos de uma empresa, chegando a absorver, em média, dois terços desses custos. A administração da atividade de transporte envolve a escolha do modal de transporte mais adequado em função de suas vantagens e desvantagens para cada situação.
                              BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2006 (adaptado).

 

A respeito de modais de transporte, avalie as informações a seguir.

  1. O modal aéreo é veloz e caro, apresentando uma relação desempenho versus custo viável, quando se trata do envio de cargas de alto valor agregado.
  2. O modal rodoviário caracteriza-se pela baixa flexibilidade, sendo utilizado para complementar o transporte entre os pontos de embarque e desembarque.
  3. O modal ferroviário apresenta leadtimes lentos, baixo custo de frete, e flexibilidade e capilaridade baixas com os destinos fixos.
  4. O modal hidroviário é o transporte que utiliza o meio aquático para a movimentação de cargas e passageiros.

 

É correto apenas o que se afirma em:


1, 2, 3 e 4


1, 3 e 4, apenas


1 e 2, apenas


2 e 4, apenas


2 e 3, apenas

A forma de entrega de um produto aliada ao tempo de espera influencia a percepção dos clientes que buscam diferenciais que excedam suas expectativas. Os processos internos podem cooperar para que o recebimento de um material seja agilizado. Suponha que uma indústria responsável pela manufatura
de robôs para a indústria automobilística passa por um grande momento de produção, pois as montadoras fizeram encomendas de novos robôs para suas linhas de montagem e querem que o produto seja entregue em tempo recorde. A matéria-prima que envolve a manufatura de robôs tem custo elevado em razão de componentes eletrônicos importados. Aliado a esse fator, verifica-se grande rotação de peças no almoxarifado,sendo necessário controlar, com precisão, o material que é enviado para a produção, a qual trabalha em três turnos e, por isso, exige um abastecimento rápido.

 

Para que esse controle seja feito de forma apropriada, é adequado:


fazer o controle usando o inventário rotativo


contratar uma transportadora eficiente


fazer o controle usando um inventário semestral


implantar câmeras de circuito fechado no almoxarifado


reduzir o número de itens a serem armazenados

Na logística, o RFID (Radio-Frequency IDentification) surge com o objetivo de automatizar o processo de rastreamento de cargas, produtos e demais elementos necessários para o transporte de mercadorias ao longo de um trajeto, sem que haja a necessidade de se incluir trabalho manual para sua conferência ou controle. A utilização de RFID no sistema de infraestrutura e monitoramento de cargas internacionais apresenta, para a logística, vantagens relacionadas ao registro de dados, à agilidade no repasse de informações e à garantia de rigor e qualidade nos serviços prestados.

NASSAR, V.; VIEIRA, M.L.H. A aplicação de RFID na logística: um estudo de caso do Sistema de Infraestrutura e Monitoramento de Cargas do Estado de Santa Catarina. Gest. Prod., v. 21, n. 3, p. 520- 531, 2014 (adaptado).

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que, no transporte internacional, o RFID agrega valor ao produto se for aplicado a:


diferentes rotas de distribuição, porque as gerencia, apontando alternativas no caso de uma delas falhar e permitindo o acesso remoto aos níveis de combustível do veículo e a outros dados referentes ao seu estado


diferentes rotas de distribuição, pois facilita as transações comerciais e reduz os custos, agilizando a identificação dos produtos ao serem embarcados, durante o trajeto e no desembarque


contêineres, porque garante a identificação das cargas, a rastreabilidade dos produtos e o monitoramento on-line do trajeto, fornecendo dados, em tempo real, de diferentes indústrias ou equipamentos de transportes


contêineres, porque garante a identificação das cargas e a verificação da quantidade de contêineres embarcados, extraindo dados importantes para a operação de transporte internacional e proporcionando agilidade na captação dos dados dos produtos


contêineres, porque garante a identificação de cada um, diminuindo a margem de erros na contagem dos contêineres e mostrando de forma clara seu tamanho e sua capacidade de carga

O treinamento de pessoas é visto pelas empresas como um instrumento para a melhoria dos indicadores de gestão das unidades, uma vez que, para as equipes apresentarem alto desempenho, os colaboradores têm de apresentar habilidades polivalentes. Esse é o motivo pelo qual a gestão dos recursos humanos, incluindo treinamento, é responsabilidade da própria unidade.

TACHIZAWA, T. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: FGV, 2015 (adaptado).

Uma empresa adota o conceito de gestão de pessoas descrito no texto na busca de estratégias para aumentar a quantidade de funcionários que participam de equipes para a análise de problemas de logística, visando a proposição e implantação de melhorias nos respectivos processos.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, acerca de soluções a serem adotadas pela empresa para atingir seu objetivo.

  1. Se a empresa ministrar treinamentos de ferramentas da qualidade, abrangendo colaboradores de vários níveis hierárquicos, promoverá a cultura da qualidade e fornecerá subsídios para projetos de melhoria de processos.
  2. A promoção de visitas de benchmarking, ainda que não sejam do mesmo ramo de atuação da empresa, contribui para desenvolver novas ideias entre os participantes acerca de boas práticas de gestão e controle de processos.
  3. Investir na especialização dos funcionários quanto à execução de determinada tarefa, identificando os que têm habilidades específicas, será uma forma eficaz de a empresa desenvolver as habilidades polivalentes nos que trabalham na área de logística.

É correto o que se afirma em:


1 e 2, apenas


3, apenas


1, 2 e 3


1 e 3, apenas


2 e 3, apenas

As mudanças da forma física das mercadorias e o aparecimento de métodos de manipulação, condições de armazenagem e processo de transformação deram um impulso para o desenvolvimento operacional da forma de embarque nos modais. Com isso, destacam-se alguns equipamentos de unitização como:


portainer e transtainer


siscomex e draw back


big-bags e contêineres


roteirização e suprimento


rastreamento e distribuição

A natureza da demanda pode ser altamente diferenciada, dependendo do modo de operação da empresa. A demanda independente é gerada a partir de muitos clientes, enquanto a demanda dependente deriva das exigências específicas de programas de produção.

             BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos, logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 242 (adaptado).

 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A previsão de necessidades por intermédio da demanda dependente resulta em previsões perfeitas.

PORQUE

II. A demanda do produto final é conhecida antecipadamente e com exatidão.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Páginas: 123456